Ponte do Lloyd voltará a ser um point do turismo e da cultura

Estrutura da ponte está sendo reformada
Ascom/Walmir Rosário

A Ponte do Lloyd, um dos points tradicionais da juventude de Canavieiras passa por uma ampla reforma em sua estrutura e em breve será entregue à população. O equipamento, construído às margens do rio Pardo para a atração de navios no porto de Canavieiras, há muito se transformou num dos locais preferidos para abrigar eventos culturais, de turismo ou contemplação do por do sol.

As obras, segundo o prefeito Almir Melo, atendem a recomposição dos equipamentos formados pelo Sítio Histórico, que estarão interligados à Passarela do Robalo e o Caminho da Fé, localizados no Parque Recreativo e Ecológico Luiz Eduardo Magalhães. “Estamos devolvendo aos canavieirenses e aos turistas uma parte importante de nossa história”, ressalta Almir Melo.

Abandonada há muitos anos, a Ponte do Lloyd foi prejudicada pela ação do tempo – causada pelas intempéries e a ação da maresia –, deixando à mostra as ferragens oxidadas de suas pilastras de sustentação, além dos tubos galvanizados do guarda-corpo, irregularidade do piso do deck e postes de iluminação.

Informa o secretário de Obras e Transportes, Lucas Rodrigues, que a reforma da Ponte do Lloyd contempla os serviços de tratamento das ferragens e recobrimento das pilastras, troca das peças danificadas do guarda-corpo – pilaretes e tubos galvanizados – e  recomposição do piso do deck. Também foram implantados dois postes para iluminação e a pintura padronizada de toda a ponte.

Duas escadas estão sendo construídas nas laterais do deck, para facilitar o acesso das pessoas do rio ao deck. Esta área sofreu uma modificação, por conta de recomendação da Marinha do Brasil, que não permite a colocação de trampolim para saltos. Nesses dois locais foram implantados degraus com pequena elevação, para permitir a prática dos saltos ornamentais.

A obra se encontra em fase de conclusão e dentro de poucos dias a Ponte do Lloyd deverá estar liberada, voltando a ser utilizada para o lazer da população e turistas. “Esse é um exaustivo trabalho de reconstrução que estamos executando, para devolver aos canavieirenses e visitantes aquela cidade que todos aprenderam a amar pela sua beleza e sua história”, conclui o prefeito Almir Melo.